terça-feira, 29 de novembro de 2011

ATIVIDADE EXTRA: Capitu traiu ou não Bentinho?

Agora que você leu DOM CASMURRO na íntegra ou pelo menos os fragmentos contidos neste blog, chegou a hora de dar a sua opinião: Capitu era realmente dissimulada e traiu Bentinho? Ou tudo não se passava do ciúme de Bentinho por ela?

Responda, apresente argumentos coerentes contra ou a favor dessas personagens, use passagens do livro, faça um bom comentário!

Clique em 'comentários' logo abaixo desta postagem, digite o seu texto, coloque seu nome, n° e turma e escolha o perfil de postagem: 'contas do google' e entre com seu e-mail. Caso não possua e-mail ou não consiga por algum motivo, escolha a opção de perfil 'anônimo' e digite seu texto, não se esquecendo de  colocar seus dados pessoais.

Após digitar seu texto, clique em 'postar comentário'.

Pronto! Agora, mãos à obra!

Esta atividade extra tem validade até domingo, dia 4 de dezembro de 2011.

Abraços;

Prof. Paulo Avila.

12 comentários:

  1. comentario de Raphael n°9 turma 902

    Minha dedução com base no texto é que bentinho,por ser apaixonado por capitu sentia ciúmes de qualquer um que chegasse perto ou olhasse para capitu como por exemplo o
    cavaleiro.
    dedução era tudo coisa da cabesa dele

    ResponderExcluir
  2. por ser apaixonado por capitu sentia ciúmes de qualquer um que chegasse perto ou olhasse para capitu como por exemplo o
    cavaleiro.(matheus sem ideia cole msm)

    ResponderExcluir
  3. Ele era tão apoixonado por Capitu que sentia muito ciúmes dela , e sentia mais ciúmes quando o Cavaleiro ,chegava perto dela ( Nathany Ribeiro.)

    ResponderExcluir
  4. ele era apaixonado por capitu e era muita ciúmenta quando o cavaleiro,chegava perto dela(charles)(902).

    ResponderExcluir
  5. ele era apaixonado por capitu e era muita ciúmenta quando o cavaleiro,chegava perto dela(rogersey)(902).

    ResponderExcluir
  6. Matheus, Nathany, Charles e Rogersey, vocês acham que eu não perceberia que vocês copiaram um do outro? Além de tudo, o comentário de vocês está pouco desenvolvido e confuso. Tentem fazer de novo, esforcem-se mais, eu sei que vocês conseguem. Para isso, leiam os capítulos que estão neste blog e se atentem às entrelinhas, a tudo o que Bentinho diz (e não diz!). Abraços.

    Prof. Paulo Avila.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião BENTINHO era muito apaixonado por CAPITU,por isso ele tinha tanto ciumes dela,Tambem Bentinho sentiu ciumes com Razão né, CAPITU no decorrer da historia deu motivos suficiente pra ele desconfiar da traição dela,Ela não se comportou na frente de outros homens, desrespeitando bentinho...


    ESTEFANI BARBOZA{901}

    ResponderExcluir
  8. Bom acho, que Capitu não traiu Bentinho. O amor deles,surgiu na infância, ou seja foi o primeiro e único amor na vida dos dois. Acho que Bentinho desconfia "descobre" essa traição porque Capitu sempre teve uma fama de dissimulada e Bentinho um cara com hábitos reclusos e calados como dizia os vizinhos, e sem falar que até mesmo José Dias ficava falando mal de Capitu (desmiolada, olhos de cigana oblíqua e dissimulada). Ou seja, talvez ele desde pequeno tivesse uma má imagem de Capitu, o que fez acreditar que ela o traiu com o seu melhor amigo. Ele também demonstra ser um cara muito ciumento como consta no capítulo LXXIII / O contra-regra. Essas são algumas suposições de Bentinho que o leva acreditar nessa traição.

    ResponderExcluir
  9. Marcelo Vilásio - 9024 de dezembro de 2011 às 17:07

    Baseando-se no próprio livro, demonstrando o quanto Bento era neurótico com esta suposição. Para começar, no capítulo XXXI, Bento diz que “Capitu preferia tudo ao seminário”, ou seja, ela queria ficar com ele, mas ela compreendia que Dona Glória, a mãe de Bento, havia feito uma promessa, e que já não tinha mais o que fazer. Ela se preocupava muito com seu amor. Uma característica muito forte de Capitu era a curiosidade. Parecia que isso despertava um certo ciúme em Bento. Capitu era como a maioria das mulheres: charmosa, manipuladora (mesmo sem perceber), e isto Bento confirmava: “ela era mais mulher do que eu era homem” (capítulo XLII). Sabendo que não tinha mais jeito, que Bento teria mesmo que ir ao seminário, Capitu, no final do capitulo XLIV, tentou agradá-lo, pedindo a ele para batizar o seu primeiro filho, apesar de, na verdade, a sua vontade era a de ter um filho com Bento e não com outra pessoa. Ele fica bravo, não entende, eles brigam e no capitulo XLVI, ela tenta fazer as pazes com ele. Para tentar melhorar a situação, eles fizeram um pacto (capitulo XLVIII), ela jurou que nunca se casaria, e depois, pensando melhor, decidiram prometer que um dia eles se casariam um com o outro. Ela “temia a separação deles”. Bento valorizava muito as características de Escobar (capitulo LVI), ele admirava demais o seu amigo (tanto que esta admiração chegava a parecer mais é inveja). Como nos casos de gravidez psicológica, que realmente acontece (com direito a barriga grande, enjôos e tudo o que uma mulher grávida de verdade sente), para a mulher que anseia muito ter um filho, assim o foi para Bento, no que diz respeito a suposta traição de Capitu. Isto estava tão forte em sua mente (“as proporções dos acontecimentos e a cópia deles, fica robusto e disposto, e o mal é menor mal”, capitulo LVII) que ele acreditava nisso fielmente. Realmente não têm como dar muitos créditos a Bento, pois no capitulo LVIII, ele mesmo confessa que suas idéias eram difusas e confusas, que não davam em nada.

    Capitu não trai bentinho !

    ResponderExcluir
  10. Deyverson.901 disse:
    NA MINHA OPINIÃO BENTINHO ERA MUITO APAIXONADO POR CAPITU E QUAL QUER COISA PARA ELE ERA MOTIVO DE CIUME ;MAS CAPITU TAMBEM DAVA MOTIVO PARA ELE TER CIUME,POIS SE ELA SE PUSESSE NO SEU LUGAR; SE TIVESSE SE COMPORTADO PERTO DOS OUTROS HOMENS, NÃO IA TER MOTIVO DE CIUMES ;E COMO ELA DEU MOTIVO, SABENDO QUE BENTINHO ERA CIUMENTO ELA DEVERIA TER-SE POSTO NO SEU LUGAR.ESSA É A MINHA OPINIÃO.
    APESAR DISSO, TUDO INDICA QUE CAPITU NÃO TRAIU BENTINHO, PORQUE O AMOR DELES ERA UM AMOR DE INFANCIA ;E DESDE PEQUENOS ;SEMPRE FORAM MUITO APAIXONADOS UM PELO OUTRO
    VALEU PROFESSOR UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  11. Por capitu ter uma fama ruim desde pequena, criou-se uma certa duvida se realmente capitu teria traido bentinho ,eu acho que nao porque capitu o amava desde de quando era criança, entao da pra perceber que o amor deles é bastante forte . por isso eu acho que capitu nao traiu bentinho . (Nathani Ribeiro ) Turma:902 .

    ResponderExcluir
  12. capitu traiu bentinho, apesar de o mesmo ser muito ciumento e pscótico ao extremo, no trecho em que é abordado sobre visita de Escobar á Capitú sem o saber de bentinho pode ter sido o momento oportuno, e pelas característica de semelhança da criança observada até mesmo por Capitú e bentinho nos capítulos finais mostra indícios da suposta traição que levou a destruição de seu casamento.
    by: Nikole Maia

    ResponderExcluir